Palestrantes

Palestrante principal, Dr. Leo Celi

leoCeliharvardMed

Leo Anthony Celi, MD, MS, MPH, é médico internista, intensivista e especialista em doenças contagiosas. Praticou medicina em três continentes e portanto tem uma perspectiva amplia quanto ao fornecimento de serviços de saúde. Além disso, fez um mestrado em informática biomédica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e outro em saúde pública na Universidade de Harvard. O foco da sua pesquisa é o uso secundário de dados clínicos para melhorar a qualidade. Como diretor de pesquisa clínica do Laboratório de Fisiologia Computacional do MIT, reúne um grupo de médicos clínicos, cientistas de dados, especialistas em bioestatística e epidemiologia (da academia e da indústria) para operacionalizar o sistema de aprendizagem na base de dados MIMIC. O sistema de aprendizagem agrega e analisa experimentos diários conforme são recopilados pelos registros médicos. As bases de dados clínicos proporcionam uma oportunidade única de revelar a heterogeneidade dos efeitos do tratamento e de avaliar as diferentes práticas, assim como o impacto das decisões tomadas durante o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Ele dirige a organização interdisciplinar Sana (sana.mit.edu) no Computer Science and Artificial Inteligence Laboratory (CSAIL) do MIT. Esta organização consiste em doutores, engenheiros, profissionais de saúde pública, informáticos e empreendedores sociais, entre outros. A parte central de Sana é uma plataforma de código aberto, móvel e de telessaúde, a qual permite capturar, transmitir e arquivar dados médicos complexos (p. ex. imagens, vídeos, sinais fisiológicos como o eletrocardiograma, o eletroencefalograma e o exame de emissões otoacústicas), além de informações clínicas e demográficas de pacientes. Sana inicia o processo de planejamento identificando as necessidades clínicas de sócios internacionais como universidades, organizações não governamentais e empreendimentos privados, com grande ênfase em investidores locais. Sana oferece um curso sobre inovação da informática em saúde global, o qual está centrado no planejamento, implementação, avaliação e ampliação de sistemas de informação em saúde em ambientes de poucos recursos. O objetivo é desenvolver inovações com as universidades parceiras e, simultaneamente, aprender e criar práticas que fortaleçam suas capacidades. Estas universidades não apenas proveem especificações e opiniões, mas também participantes ativos na cocriação de projetos de sistemas no mais alto nível. Sana acredita que os gênios abundam nos países associados e que têm a maior probabilidade de desenvolver soluções sustentáveis à medida em que compreendem melhor os problemas. O curso, que é gratuito e está disponível online, atualmente conta com mais de 500 estudantes de todo o mundo, incluindo da Colômbia, das Filipinas, da Índia, da Tunísia, do Brasil, da Uganda e do Taiwan.

Enfim, o Dr. Celi possui um cargo no corpo docente da Escola Médica de Harvard como médico intensivista do Beth Israel Deaconess Medical Center.

Palestrante principal, Dr.ª Patricia García

patricia-garcia
A Dr.ª Patricia García é diretora da Escola de Saúde Pública e Administração da Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH). As áreas de pesquisa em que tem interesse incluem o desenvolvimento de medicamentos e vacinas, o fortalecimento de sistemas de saúde e os recursos humanos. A Dr.ª García contribuiu com o Peru ICOHRTA Network for AIDS/TB Research Training, assim como com o QUIPU Health Informatics Research Training Program (ambos no Peru). Obteve seu grau de mestre em saúde pública na Universidade de Washington e de doutor em medicina na UPCH.

Palestrante principal, Dr.ª Lucila Ohno Machado

Ohno-Machado_LucilaWB

A Dr.ª Lucila Ohno Machado, MD, PhD, é diretora associada de informática e tecnologia na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, diretora fundadora da Divisão de Informática Biomédica e professora de medicina. Graduou-se em medicina na Universidade de São Paulo e obteve o grau de doutor em informática médica e ciência da computação na Universidade Stanford. Lidera um grupo de informática biomédica com diversos conhecimentos em biomedicina e ciências quantitativas. Antes do seu emprego atual, fez parte do corpo docente do Brigham and Women’s Hospital, da Escola Médica de Harvard e da Divisão de Ciências da Saúde e Tecnologia do MIT (também foi diretora do seu programa de capacitação em informática). A Dr.ª Ohno Machado foi eleita membro do American Institute for Medical and Biological Engineering, do American College of Medical Informatics e da American Society for Clinical Investigation, além de chefe de redação da revista da American Medical Informatics Association (AMIA). Foi presidenta da comissão do programa científico do simpósio anual da AMIA e trabalhou em conselhos de revisão do National Institute of Health (NIH) e de outras agências de financiamento.