Comissão Organizadora

Diretora da comissão organizadora, Patricia Ordóñez

20140608_174509-001UPRRP-Logo
Colômbia/EUA/Porto Rico
A Dr.ª Patricia Ordóñez é professora assistente da Universidade de Porto Rico, Campus de Rio Piedras. Bacharelou-se na Universidade John Hopkins. Obteve os títulos de mestre e doutor em ciência da computação na Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC). Sua pesquisa concentra-se na visualização e mineração de dados (visualização analítica) para melhorar as condições médicas em unidades de terapia intensiva e nas salas de emergência. Tem interesse em estabelecer sistemas de apoio à decisão clínica para ajudar os prestadores de serviços médicos a diagnosticar e tratar eficazmente os pacientes, e para personalizar a medicina por médio do uso da mineração de dados, do aprendizado de máquina e das técnicas de visualização em armazéns de dados médicos eletrônicos. Também se interessa muito pela diversificação do campo da computação e motiva seus estudantes a desenvolver tecnologias assistivas na programação e nos videogames, além de cursos para professores de ensino médio. Foi pesquisadora bolsista de pós-graduação da National Science Foundation (NSF).

Diretor de patrocínio, Tyrone Grandison

Ty2
Jamaica/EUA
O Dr. Tyrone W. A. Grandison é diretor executivo de Proficiency Labs International, uma empresa encarregada de prestar apoio a organizações na planificação, desenvolvimento e avaliação de soluções de privacidade e segurança para seus respetivos sistemas. É um sócio administrador de METIS Inc., uma empresa de serviços especializada na solução de problemas organizacionais. É cofundador de woyhd.org, um serviço que ajuda os consumidores a determinar a privacidade dos aplicativos para celulares relacionados à saúde. Também é cofundador de Hipaantrepeneurs, um serviço de ajuda aos profissionais da saúde no cumprimento das leis de saúde. É um dos presidentes fundadores de Diversity in Privacy and Security Seminar (Di-PaSS), uma série de workshops que procuram aumentar o número de pesquisadores e profissionais minoritários no setor de privacidade e segurança. É sócio fundador de Wonder Women Hacks, uma maratona de programação dedicada a incrementar o número de mulheres na tecnologia por meio de um sistema de apoio às tecnologistas, e da ajuda na solução de problemas relevantes às mulheres. Também é sócio fundador de Hacks for Humanity (uma colaboração com a iniciativa Project Humanities da Universidade Estadual do Arizona), a qual procura desenvolver uma tecnologia que permita às pessoas restabelecer a conexão com sua humanidade. Também é professor adjunto da Universidade de Tecnologia de Kingston, Jamaica. O Dr. Grandison foi o diretor de tecnologia/cofundador de EqualityTV, onde liderou as iniciativas de estratégia técnica e de plataforma. Tem mais de 20 anos de experiência em engenharia de software, segurança e privacidade. Seu trabalho na segurança e privacidade das bases de dados tem o reconhecimento internacional por sua inovação e impacto.  Além da segurança e privacidade dos dados relacionais, também criou e liderou com sucesso iniciativas de pesquisa e produção nos sistemas de gestão de dados RFID, gestão de dados móveis privados, análise de redes sociais privadas, análise textual e gestão de serviços de saúde.

O Dr. Grandison começou sua carreira como engenheiro de software na Jamaica. Obteve o grau de bacharel em estudos de computação (ciência da computação e economia) na Universidade das Índias Ocidentais em 1997, de mestre em engenharia de software em 1998 e de doutor em ciência da computação no Colégio Imperial de Ciência e Tecnologia de Londres em 2003.

O Dr. Grandison é Master Inventor da IBM, engenheiro distinguido da Association of Computing Machinery (ACM), membro sênior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), membro do British Computer Society (BCS) e da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS); tem o reconhecimento da National Society of Black Engineers (como pioneiro do ano 2009) e do Black Engineer of the Year Award Board (como Modern Day Technology Leader em 2009, Minority in Science Trailblazer em 2010 e Science Spectrum Trailblazer em 2012 e 2013). Além disso, recebeu o prêmio de realizações técnicas do IEEE em 2010 por suas «contribuições inovadoras na gestão de dados seguros e privados». É autor de mais de 100 documentos técnicos, co-inventor de mais de 47 patentes e escritor de vários livros, incluindo Practical Privacy Protection Online for Free e Trust Management Middleware for Internet Applications: Combining Trust, Recommendation, Risk and Experience.

Diretora de publicações, Lourdes Medina

Porto Rico
lourdes
A Dr.ª Lourdes A. Medina bacharelou-se em engenharia industrial (summa cum laude) em 2006 na Universidade de Porto Rico, Campus de Mayagüez, e obteve o máximo reconhecimento durante a cerimônia de graduação: o prêmio Luis Stefani Rafucci, o prêmio da Escola de Engenharia e o prêmio de engenharia industrial Frederick M. Taylor. Em 2007 foi admitida no Departamento Harold and Inge Marcus de Engenharia Industrial e Manufatura da Universidade Estadual da Pensilvânia, onde obteve os graus de mestre (2009) e de doutor (2012) em engenharia industrial na Universidade Estadual da Pensilvânia. Atualmente, é professora assistente do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Porto Rico, Campus de Mayagüez. Dá aulas de desenvolvimento de dispositivos médicos, processos de automatização, gerenciamento de projetos e programação linear, e realiza pesquisas em metodologia de projeto de produtos e sistemas, dispositivos médicos, regulamentos, avaliação de complexidade, sistemas de apoio à decisão, manufatura, automatização, controle de processos em tempo real e ensino de engenharia. É a líder do grupo de pesquisa Improving Design Decisions in Engineering and Applied Systems (IⱭDEAS), o qual se dedica a inovar o desenvolvimento de produtos e processos. A Dr.ª Medina foi beneficiária de várias bolsas de estudo, entre as quais se destacam: a bolsa de pós-graduação do consórcio GEM para minorias em engenharia, a bolsa pré-doutoral Harriett Jenkins da NASA, a bolsa de dissertação Alfred P. Sloan, a bolsa Graham, a bolsa de pós-graduação Marie Underhill Noll e a bolsa de General Electric; também foi bolsista do Center for Integrated Delivery Systems (CIHDS) da Universidade Estadual da Pensilvânia. É membro das sociedades de honra Alpha Pi Mu de engenharia industrial e Tau Beta Pi de engenharia, e do Institute of Industrial Engineers (IIE). Atualmente, ocupa os cargos de diretora de meios de comunicação da Divisão de Projeto e Manufatura do IIE e co-presidenta da divisão educativa da conferência de 2015 Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC).

Diretor do Programa de Bolsas, Fernando Suarez

Photo on 12-9-14 at 10.32 AM #2javeriana
Colômbia
O Dr. Suarez é médico geneticista da Pontifícia Universidade Javeriana de Colômbia e possui um mestrado em informática biomédica, o qual obteve na Universidade de Pittsburgh. Sua pesquisa atual em genética médica e bioinformática está orientada ao entendimento das doenças do armazenamento lisossômico e dos defeitos do tubo neural. Também trabalha com a informática biomédica aplicada ao estudo epidemiológico, no Departamento de Epidemiologia Clínica e Bioestatística da Pontifícia Universidade Javeriana.

Diretora local do programa, Aury Curbelo

aury
Porto Rico
A Dr.ª Aury M. Curbelo é professora e consultora independente duma empresa de cibersegurança. Especializa-se em
auditoria e sistemas de segurança da informação. Além disso, ofereceu aulas de negócios, educação, segurança de informação e justiça criminal em universidades públicas e privadas por mais de 17 anos. Sua empresa de consultoria em cibersegurança oferece capacitação e consultas a seus clientes, que incluem advogados, o escritório do tribunal, professores e o pessoal da área comercial, entre outros. Em várias ocasiões, teve a honra de receber o prêmio de professor notável. Seu trabalho consistiu em ampliar o uso de tecnologia na educação. Além disso, também teve a honra de receber por parte do comitê de premiação Information Security Leadership Awards (ISLAS) da empresa de cibersegurança ISC2, a distinção Up-and-Coming Information Security Professional Finalist e o prêmio Comunity Service Star por seu projeto Cyber Security Awareness Campaign for Teens in Puerto Rico. Tem um doutorado no Human Community Resources Development (HCRD) da Universidade Estadual de Ohio, com especialização em tecnologia educacional e ensino à distância.

Diretor de marketing, Luis Morales

luisMorales
Colômbia
O Dr. Luis Morales é engenheiro de sistemas da Universidade do Valle (Cali, Colômbia) e tem um mestrado e doutorado em engenharia biomédica da Universidade Nacional (Bogotá, Colômbia). Trabalha com a identificação de biomarcadores de diferentes doenças, como a artrite reumatoide. Também trabalha como planejador dum sistema de rede unificada de historiais médicos para hospitais públicos e privados de Bogotá.

Diretor da maratona de programação, Mengling Feng

small_mornin
China/EUA
O Dr. Mengling Feng (http://web.mit.edu/mfeng/www/) é atualmente professor convidado na Divisão de Ciências da Saúde e Tecnologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Também é um dos membros do corpo docente do curso HST 936 Global Health Informatics. O Dr. Feng obteve seus graus de bacharel e doutor na Escola de Engenharia Eletrônica e Elétrica da Universidade Tecnológica de Nanyang. Sua pesquisa de doutorado concentra-se no desenvolvimento de métodos de mineração de dados para adquirir um conhecimento valioso com repercussões positivas em situações de vida real. Antes da sua atual filiação ao MIT, foi pesquisador do Departamento de Análise de Dados do Institute for Infocomm Research (I2R). Recebeu a bolsa do Ministério de Educação por seus estudos de graduação e a bolsa de pós-graduação A*STAR por sua pesquisa de doutorado. Seu trabalho também foi reconhecido com o prêmio bienal ao melhor artigo científico do I2R. Sua pesquisa concentrou-se no desenvolvimento de métodos de mineração de dados e do aprendizado de máquina para descobrir ou deduzir o comportamento dos fenômenos que acontecem em situações de vida real e na planificação estratégica.