Workshop de Análise de Dados Biomédicos

CONVOCATÓRIA

Do 20 ao 21 de novembro de 2015 em San Juan, Porto Rico

O Workshop de Análise de Dados Biomédicos é um evento de dois dias para pesquisadores de graduação, pós-graduação e pós-doutorado dos Estados Unidos e seus territórios. As mulheres, os afro-americanos, os hispânicos e os nativos americanos são considerados grupos sub-representados na área de análise de dados biomédicos. Também estamos no processo de garantir que outros estudantes tenham financiamento, tanto nacionais quanto internacionais, como aqueles que tenham um interesse particular na análise de dados biomédicos na América Latina e no Caribe.

A análise de dados é um campo interdisciplinar que está baseado na ciência da computação, na estatística, na aprendizagem automática e na mineração de dados para extrair informações significativas de grandes conjuntos de dados. Nossa sociedade está saturada duma grande quantidade de dados provenientes do monitoramento de eventos como as chamadas telefônicas, a atividade na internet, as compras, os padrões de tráfego, o uso de utilitários e a socialização online, entre outros. Há uma grande necessidade de pessoas especializadas na área de análise de dados, razão pela qual as minorias sub-representadas no campo da computação são consideradas uma fonte de talento que preencheria as lacunas.

A análise de dados biomédicos está centrada na pesquisa computacional interdisciplinar em campos como a biologia, a neurociência, a medicina e a saúde, onde os conjuntos de dados cresceram tanto que precisam da colaboração entre especialistas em diferentes áreas para receber uma análise efetiva. Os objetivos do nosso workshop são educar os estudantes sobre a carreira de pesquisa na área de análise de dados biomédicos, além dos desafios e da necessidade de desenvolver grupos colaborativos, interdisciplinares e diversos cujas habilidades interpessoais permitam que suas soluções inovadoras sejam efetivas. O programa permite que os participantes assistam ao Simpósio de Informática em Saúde na América Latina e no Caribe e à maratona de programação Hacking da Medicina no Caribe (http://shilac.org), além de a sessões de pôsteres e de speed mentoring (tutorial rápido) para maximizar as oportunidades de estabelecer contatos.

Patrocinado por:
cdc-logo-small-1
e
cra-w-header-logo

Organizadores:
Patricia Ordóñez
Tyrone Grandison
Aury Curbelo

Como solicitar
Os estudantes e pesquisadores de pós-doutorado devem enviar o seguinte antes da sexta-feira, 4 de setembro de 2015:

  1. uma descrição de 300 palavras sobre como e por que assistir ao evento seria favorável para sua carreira
  2. um currículo que não exceda duas páginas
  3. o histórico acadêmico mais recente
  4. uma carta de recomendação dum professor, que não exceda duas páginas.

Para solicitar, clique aqui.

Os solicitantes serão informados antes do 19 de setembro de 2015 sobre a aprovação da sua solicitação.